segunda-feira, 16 de abril de 2012

Projeto Integrado de Aprendizagem

Projeto de integração de Aprendizagem
Plano de Realização
Atividade coletiva
1- Definição e caracterização do problema (teórico e/ou prático)
Definição pelo tema: Desenvolver trabalhos que envolva a conscientização dos alunos ao consumo de produtos fundamentais para a sobrevivência do homem, é uma preocupação que deveria nortear constantemente o trabalho pedagógico do professor de qualquer área. Verificar o desperdício gerado diariamente em sala de aula. Ao perceber que a progressão escolar, não garantia ao aluno o desenvolvimento de sua consciência da necessidade de preservar e proteger seu meio ambiente. Diariamente, em sala de aula, via-se um aluno ou outro rasgar, amassar e jogar folhas de seu caderno no lixo. Isto acontecia com muita freqüência e nos deixava indignados. Diante de tal situação, a reação sempre foi conversar com os alunos. Procurando despertar nestes uma postura de consumo consciente. Porém pouco êxito obtinha. Pensamos então na temática "Consumo consciente".
2- Objetivo principal
*Despertar nos alunos das E.M. do Campo juntamente com a comunidade a responsabilidade de serem consumidores conscientes.
3- Objetivos específicos
      i.        * Sensibilizar os alunos quanto à importância e necessidade de revisar as atitudes de consumo praticadas;
    ii.        * Divulgar a importância do consumo equilibrado que visa à conservação ambiental, a fim de evitar uma maior devastação do ambiente natural;
   iii.        * Contribuir com a conservação ambiental e com a melhoria da qualidade de vida.
4- Conteúdos curriculares e disciplinas envolvidas
Português:
*Debates
*Ler e produzir textos: informativos, panfletos, propagandas, etc.
Matemática
*Construção de gráficos e tabelas
*Situações problemas
*Noção de tempo: antes/hoje
*Quantidades
História/ Geografia
*Entrevistas
*Pesquisas
*Registros fotográficos do meio ao qual está inserido com a realidade local.
·          Artes

*Cartazes
*Desenhos
·          Ciências
*Palestras
5- Plano de ação
Ação 1
Descrição: Realizar um diagnóstico para identificar as condições do ambiente da escola e externo (valões, lixões, etc.)
Tempo previsto: Uma semana
Atores envolvidos: Educadores e alunos
Subproduto: A melhoria do nível de aprendizado dos alunos em outras disciplinas, devido ao desenvolvimento cognitivo e sensitivo, despertando um senso crítico mais aguçado.
Ação 2
Descrição: Assistir o filme: Consumo eco consciente.
Produzir textos, confeccionar cartazes, desenhos, leituras de diversos textos informativos.
Tempo de duração: Duas semanas
Atores envolvidos: Educadores e alunos
Subproduto: Que os alunos revisem suas atitudes de consumo praticadas na sala de aula e em suas casas para que ocorram mudanças em seus hábitos, consumir de forma responsável, evitar o desperdício.
Ação 3
Descrição: Exposição dos dados coletados.
Palestras e debates sobre o tema consumo conscientes.
Tempo previsto: Dois dias
Atores envolvidos: Órgãos representativos da comunidade (associação de moradores), agentes de saúde e comunidade escolar.
Subproduto: Despertar nos alunos e comunidade responsabilidade, mobilizando nos indivíduos uma postura de consumo consciente de uma reflexão crítica a respeito da realidade.
Ação 4
Descrição: Distribuição de panfletos
Tempo previsto: Um dia
Atores envolvidos: Alunos e educadores
Subproduto: Desenvolver campanha de sensibilização com o intuito de conscientizar os alunos e comunidade sobre a importância de tornar o ambiente mais saudável.

6- Tempo total de realização do projeto
Três semanas e três dias
7- Material total de realização do projeto
·         Espaço físico 9 sala de aula)
·         Data show
·         Pen drive
·         Máquina fotográfica
·         Fotografias
·         Cola para papel, papel sul fite
·         TNT
·         Pincel atômico, canetinha, giz de cera, cola quente
·          
8- Fontes de pesquisas
·         PCNS
·         Internet
·         Sites oficiais da educação
·          
9- Forma de avaliação ( ao longo do projeto e ao final do projeto)
O progresso dos alunos será acompanhado durante todo o decorrer do projeto, com a observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com mudanças de atitudes que tiveram no final das aulas. Sendo assim, pode-se dizer que será adotada uma postura de avaliação continuada (PERRENOUD, 1999), tendo como ferramentas avaliativas a execução das atividades realizadas em cada etapa do projeto, o comprometimento para com as atividades extraclasses, a qualidade das produções, o envolvimento do grupo e os trabalhos colaborativos. Além disso, será elaborada e aplicada avaliação escrita, na qual será constituída por questões objetivas e dissertativas, envolvendo todos os temas. Por meio do desempenho que tiveram na avaliação escrita e em todas as atividades propostas e desenvolvidas será atribuído conceito individual aos alunos.



Equipe: Nivane, Grace, Lilian, Nilza, Célia, Marli Do Rosário

Nenhum comentário:

Postar um comentário