domingo, 22 de abril de 2012

Refletindo sobre a escrita digital


Refletindo sobre a escrita digital



 

A necessidade de comunicação e de registrar acontecimentos da vida do homem em sociedade apresenta-se como um dos maiores desafios da humanidade, pois desde os mais remotos tempos, que o homem buscava esta comunicação. Podemos constatar esse fato através dos desenhos e pinturas rupestres feitos nas paredes das cavernas, pelos povos pré-históricos.

Atualmente, uma nova forma de escrita surge a partir do avanço tecnológico, a escrita virtual, que nada mais é do que uma evolução da forma de escrever, utilizando-se das facilidades proporcionadas pela Web. Toda essa flexibilidade apresenta-se com duas faces; uma positiva e outra negativa.

Certamente a muitos ganhos na leitura e escrita digital, e uma das vantagens, que se apresenta para o aluno, é a rapidez para escrever, ele ainda pode fazer as correções depois do texto pronto e automaticamente seguindo orientações cedidas pelo computador.  A estruturação de um texto com o uso da tecnologia ganha enorme agilidade, visto que elimina as operações que ocorreriam no suporte do papel, como rasuras, “passar a limpo” etc.

Uma das possíveis perdas, sendo uma delas bem fácil de perceber: a estética da letra manual. A letra dos nossos jovens já não é mais a mesma. Outro aspecto bastante forte em todas as instituições educacionais é o fenômeno da disseminação do plágio (o famoso Control+C, Control+V) – a facilidade de copiar e colar texto de um local para outro, sem precisar nem mesmo o esforço da digitação, porém o aluno antes do advento do computador já copiavam textos, mas como faziam manualmente era obrigado pelo menos ler aquilo que estavam copiando. O tempo ao quais os alunos estavam presos à atividade poderia acabar levando-os, até involuntariamente, a alguma reflexão sobre o assunto.

Neste contexto, a escola tem um papel fundamental informar e conscientizar os alunos de que podem fazer uso da leitura e escrita digital desde que seja adequada ao contexto do cotidiano formal ou informal, porém sempre com responsabilidade e respeitando a autoria do material copiado. Potencializar os ganhos e minimizas as perdas, consiste um desafio para a educação, se faz necessário uma mudança de paradigma da educação escolar, que deve buscar caminhar no sentido da criação de novos espaços significativos de aprendizagem, em detrimento de uma modelo exclusivamente de ensino.

 Toda essa flexibilidade apresenta-se com duas faces; uma positiva e outra negativa.

Certamente a muitos ganhos na leitura e escrita digital, e uma das vantagens, que se apresenta para o aluno, é a rapidez para escrever, ele ainda pode fazer as correções depois do texto pronto e automaticamente seguindo orientações cedidas pelo computador. A estruturação de um texto com o uso da tecnologia ganha enorme agilidade, visto que elimina as operações que ocorreriam no suporte do papel, como rasuras, “passar a limpo” etc. A eliminação destas atividades morosas permite ao estudante dedicar seu tempo inteiramente à autoria do material, potencializando produções mais elaboradas.

O computador é só um instrumento com potencial para alterar um dado sistema social ou atividade mental daquele que o utiliza, mas não pode resolver/solucionar os problemas da escola e da Educação.

Em se tratando da leitura e escrita digital, muitos são os ganhos, mas quero destacar o fato de se tornar mais fácil o retorno ao início de um livro quando comparado ao uso de pergaminho. Hoje com alguns "cliques" já podemos ler um texto e ao mesmo tempo consultar um dicionário e fazer a auto correção do texto que se está digitando. Ainda em relação à escrita, se errarmos alguma palavra podemos apagá-la com maior facilidade, além da vantagem do armazenamento do texto que pode ficar no computador ou pendrives.

Uma perda muito grande é o fato de ninguém querer mais ler um livro ou um jornal (que na verdade dependendo da história é algo fascinante) e preferir passar horas em frente a um computador. O fato da escrita, até mesmo do auxílio à caligrafia, há certa dificuldade já que não existe mais o costume de se usar lápis e papel.

Incentivar a leitura e escrita em sala de aula e também a produção de pequenos textos, é um fator importante, pois eu ainda acredito que quem lê sabe mais.

Devemos orientar o uso correto da leitura e escrita digital, sempre lembrando que a internet é uma ferramenta.














Nenhum comentário:

Postar um comentário