Cursista: Nivane A. Tôrres Vieira
Escola:
Escolas Municipais do Campo
Curso:
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC’S.
UNIDADE
3 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAAtividade 3.1 - Contextualizando a Mudança: da Teoria à Prática
Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
Ser professor, na atualidade, é mais complexo do que foi no passado. Hoje, nós professores temos, não somente, que lidar com o conhecimento elaborado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social.
Avançamos muito historicamente, pois todas as crianças vão para a escola, de todos os grupos sociais e etnias. Cabe a nós conhecermos melhor este universo para melhor atuar nele. Para isso recorremos aos recursos tecnológicos (livros digitais, CDs, DVDs, jogos educativos online dos diversos componentes curriculares e Temas Transversais etc) atividades lúdicas, jogos educativos etc, em sala de aula e estratégias como diálogo para conquistar, convencer, motivar a usar mídias não só para lazer, mas essencialmente na facilitação da aprendizagem, o uso do computador e internet têm uma grande influência para despertar o interesse, em virtude da infinidade de informação que dispõe por meio de links que o aluno pode navegar espontaneamente a partir da direção que o Regente indica, além da participação ativa do aluno nas atividades desenvolvidas, reforço escolar para os que estão com maior déficit de aprendizagem.
A escola está em todos os recantos com seus professores criando oportunidades (umas mais e outras menos) para melhorar e desempenho escolar dos alunos. Entretanto, quem pode contribuir muito para o sucesso destes nossos esforços são os pais se garantirem a permanência e frequência dos filhos na escola no turno e contra turno, e na colaboração efetiva em casa para que os filhos estudem. Equívocos, falhas vão existir sempre, pois Segundo Nóvoa (Salto para o Futuro) “Há hoje um excesso de missões dos professores, pede-se demais aos professores, pede-se demais as escolas”. (…) as escolas valem o que vale a sociedade. Não podemos imaginar escolas extraordinárias, espantosas, onde tudo funciona bem numa sociedade onde nada funciona.
Entrevista disponível em: http://tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo
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