Cursista: Nivane A. Tôrres Vieira
Escola: Escolas
Municipais do Campo
Curso:
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC’S.
Pensando sobre as possíveis mudanças.
O professor de sala de
aula precisa aprender constantemente, aprimora-se sempre. Faz-se necessário
investir em curso intensivo, especialização, até mesmo voltar para a
universidade, para uma reconstrução de conhecimentos para serem aplicados no
cotidiano escolar, ou seja, que nossos alunos sejam beneficiados destes novos
conhecimentos tecnológicos.
Para a família dos alunos é importantíssimo que os alunos possam usar o computador na escola, pois seus filhos serão os futuros membros da Sociedade do Século XXI e que possam ter conhecimento desta nova tecnologia. Entende-se que o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem a chance de construir o seu próprio conhecimento.
Um novo paradigma que promove a aprendizagem ao invés do ensino, que coloca o controle do processo de aprendizagem nas mãos do aprendiz, e que auxilia o professor a entender que a educação não é somente a transferência de conhecimento, mas do seu próprio engajamento intelectual no cotidiano escolar.
O objetivo da introdução do computador na educação não deve ser o modismo e sim estar atualizado com relação às inovações tecnológicas, ou seja, a serviço do professor e do aluno. Portanto, o computador na escola do século XXI deve ser utilizado como um catalisador de uma mudança do paradigma educacional.
Sabe-se, que o aluno deste novo século necessita interagir com o mundo, e isso acontece através da internet. Esse recurso permite uma forma de aprendizado diferente e muito mais atraente para nossos educandos. É preciso que se fale na escola uma linguagem que tenha significado na vida do aluno. Pedro Demo coloca que temos que restaurar a escola para ela se situar no século XXI, um texto por si só não tem atrativo, ele deverá conter som, imagem, animação, ficando atrativo para que os alunos sintam vontade de ler, olhar e trabalhar durante as aulas, pois o estudante gosta de desafios.
Conclui-se que não há como substituir o professor. Ele é tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal, afirma Pedro Demo. É importante dizer, que os recursos tecnológicos se constituem uma significativa ferramenta para que os professores e alunos possam interagir na prática educativa. O uso de blogs oportuniza uma interação muito rica entre professor e aluno. Os educadores que aprendem a usar recursos tecnológicos não conseguem abandoná-los mais, porque percebe a facilidade e a eficácia que os mesmos proporcionam. Portanto, cabe ao professor, buscar novos aprendizados, ter iniciativa e ser criativo. Diante desta realidade, o sistema educacional deve cuidar do professor de cada escola, apoia-lo em suas buscas, e dar condições de participação efetiva e concreta na formação continuada permanente. A escola precisa ser viva, alegre e prazerosa no tocante ao aprendizado de todos os alunos da rede educacional.
Para a família dos alunos é importantíssimo que os alunos possam usar o computador na escola, pois seus filhos serão os futuros membros da Sociedade do Século XXI e que possam ter conhecimento desta nova tecnologia. Entende-se que o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem a chance de construir o seu próprio conhecimento.
Um novo paradigma que promove a aprendizagem ao invés do ensino, que coloca o controle do processo de aprendizagem nas mãos do aprendiz, e que auxilia o professor a entender que a educação não é somente a transferência de conhecimento, mas do seu próprio engajamento intelectual no cotidiano escolar.
O objetivo da introdução do computador na educação não deve ser o modismo e sim estar atualizado com relação às inovações tecnológicas, ou seja, a serviço do professor e do aluno. Portanto, o computador na escola do século XXI deve ser utilizado como um catalisador de uma mudança do paradigma educacional.
Sabe-se, que o aluno deste novo século necessita interagir com o mundo, e isso acontece através da internet. Esse recurso permite uma forma de aprendizado diferente e muito mais atraente para nossos educandos. É preciso que se fale na escola uma linguagem que tenha significado na vida do aluno. Pedro Demo coloca que temos que restaurar a escola para ela se situar no século XXI, um texto por si só não tem atrativo, ele deverá conter som, imagem, animação, ficando atrativo para que os alunos sintam vontade de ler, olhar e trabalhar durante as aulas, pois o estudante gosta de desafios.
Conclui-se que não há como substituir o professor. Ele é tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal, afirma Pedro Demo. É importante dizer, que os recursos tecnológicos se constituem uma significativa ferramenta para que os professores e alunos possam interagir na prática educativa. O uso de blogs oportuniza uma interação muito rica entre professor e aluno. Os educadores que aprendem a usar recursos tecnológicos não conseguem abandoná-los mais, porque percebe a facilidade e a eficácia que os mesmos proporcionam. Portanto, cabe ao professor, buscar novos aprendizados, ter iniciativa e ser criativo. Diante desta realidade, o sistema educacional deve cuidar do professor de cada escola, apoia-lo em suas buscas, e dar condições de participação efetiva e concreta na formação continuada permanente. A escola precisa ser viva, alegre e prazerosa no tocante ao aprendizado de todos os alunos da rede educacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário