domingo, 25 de novembro de 2012

Relatório do Projeto de Aprendizagem


Atividade 4.3: Relatório do Projeto de Aprendizagem 

Relatório do Projeto de Pesquisa e Aprendizagem

Justificativa: Este projeto foi desenvolvido no sentido de contribuir com a melhoria da aprendizagem dos alunos, e ao mesmo tempo, produzir conhecimentos relacionados às questões ambientais locais à participação e a intervenção necessária nessa realidade. Foram planejadas atividades capazes de criar vínculos entre os processos educativos e a realidade, questionar a relação entre o discurso e a prática, isto é, a eficácia das ações, relacionadas ao meio ambiente, realizadas a nível local, nacional e global, visando à formação da “Consciência”, ou seja, o consumo excessivo e desnecessário provocando danos ao meio ambiente. Neste sentido, o Projeto Consumo Consciente, envolveu os alunos, através de situações prazerosas, oferecendo suporte através de atividades sistematizadas e integradas, tendo como base a leitura de artigos de jornal com temáticas sobre o ambiente e o lixo produzido, para que desenvolvessem o gosto pela leitura e escrita e a consciência ecológica e do consumo desnecessário.
O trabalho foi realizado de modo que os alunos tivessem acesso a diferentes visões de mundo e assim desenvolvessem o conhecimento que os capacitassem para uma escolha consciente.

II – Objetivos

Ÿ Promover a melhoria do ensino aprendizado e a relação dos alunos com o meio ambiente, através da leitura e interpretação de notícias locais, nacionais e internacionais, publicadas em jornais da cidade e pesquisas realizadas na internet.
Ÿ Estimular o espírito crítico e aprendizagem cidadã, e ao mesmo tempo o desenvolvimento do hábito da leitura e escrita, tendo o jornal como instrumento de informação e compreensão da realidade social e ambiental.
Ÿ Ler e reescrever artigos de jornais, revistas e textos retirados da internet, reconhecendo os elementos linguísticos que entram na organização deste gênero textual.
Ÿ Analisar e discutir as notícias, elaborando opiniões sobre as mesmas, utilizando a síntese das discussões para a construção de textos de opinião, que apresentem soluções para os problemas identificados.

III – Conteúdos Curriculares

Ortografia, acentuação, concordância, regência e pontuação;
Apartheid social;
Desmatamento da Mata Atlântica;
Mudanças climáticas;
Reflorestamento no Brasil e a Convenção sobre a Diversidade Biológica;
Poluição do Rio Jequitinhonha;
A produção exagerada do lixo.

IV – Metodologia

O trabalho foi feito por de oficinas realizadas em dias seguidos, utilizando as seguintes sequências didáticas:
ð Selecionar para a aula, um artigo de jornal, revista, textos da internet e vídeos com notícias sobre o meio ambiente;
ð Os alunos sentavam-se em duplas, de maneira que a troca entre os pares acontecesse de forma contínua;
ð Fazia uma introdução, pergunta ou comentário sobre o assunto escrito no artigo para despertar o interesse pela leitura da matéria;
ð Os alunos escutavam a primeira leitura da notícia e em seguida um aluno era escolhido para fazer a segunda leitura, depois discutíamos sobre o artigo lido. Solicitava que se expressassem dizendo o que entenderam. Quando havia divergências em relação à compreensão, não os corrigia, deixava que o outro aluno completasse ou corrigisse a fala do outro. Caso isso não acontecesse, relia o trecho com duvidas e interferia apresentando questões que o levassem a compreensão;
ð Suas declarações eram registradas em cartazes e ficavam expostos na classe durante toda a atividade, afim que desenvolvessem o hábito de organizar o conhecimento, para auxiliá-los no momento da construção do texto e também para que os textos produzidos tivessem ideias de todos os alunos;
ð O passo seguinte era propor que individualmente escrevessem, podendo recorrer ao painel, um texto, apresentando sugestões e impressões do texto analisado anteriormente. A dupla recebia um papel contendo o xérox do tema, do artigo tendo gravuras, fotos, sem o conteúdo escrito. Os textos produzidos não poderia ser cópia do painel;
ð No dia seguinte os alunos eram lembrados do artigo trabalhado no dia anterior e em seguida era entregue os textos produzidos e comentava os Ministérios da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Curso: Tecnologias na Educação. Ensinando e aprendendo com a TIC.
Projeto de Pesquisa e Aprendizagem
Cursista: Nivane Aparecida Torres Vieira
Olhos d' Água - MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário