Atividade 4.3: Relatório do Projeto de Aprendizagem
Relatório do Projeto de Pesquisa e Aprendizagem
Justificativa: Este projeto foi
desenvolvido no sentido de contribuir com a melhoria da aprendizagem dos
alunos, e ao mesmo tempo, produzir conhecimentos relacionados às questões
ambientais locais à participação e a intervenção necessária nessa realidade.
Foram planejadas atividades capazes de criar vínculos entre os processos
educativos e a realidade, questionar a relação entre o discurso e a prática,
isto é, a eficácia das ações, relacionadas ao meio ambiente, realizadas a nível
local, nacional e global, visando à formação da “Consciência”, ou seja, o
consumo excessivo e desnecessário provocando danos ao meio ambiente. Neste
sentido, o Projeto Consumo Consciente, envolveu os alunos, através de situações
prazerosas, oferecendo suporte através de atividades sistematizadas e integradas,
tendo como base a leitura de artigos de jornal com temáticas sobre o ambiente e
o lixo produzido, para que desenvolvessem o gosto pela leitura e escrita e a
consciência ecológica e do consumo desnecessário.
O trabalho foi realizado de modo que os alunos tivessem acesso a
diferentes visões de mundo e assim desenvolvessem o conhecimento que os
capacitassem para uma escolha consciente.
II – Objetivos
Promover a
melhoria do ensino aprendizado e a relação dos alunos com o meio ambiente,
através da leitura e interpretação de notícias locais, nacionais e
internacionais, publicadas em jornais da cidade e pesquisas realizadas na
internet.
Estimular o
espírito crítico e aprendizagem cidadã, e ao mesmo tempo o desenvolvimento do
hábito da leitura e escrita, tendo o jornal como instrumento de informação e
compreensão da realidade social e ambiental.
Ler e
reescrever artigos de jornais, revistas e textos retirados da internet,
reconhecendo os elementos linguísticos que entram na organização deste gênero
textual.
Analisar e
discutir as notícias, elaborando opiniões sobre as mesmas, utilizando a síntese
das discussões para a construção de textos de opinião, que apresentem soluções
para os problemas identificados.
III – Conteúdos Curriculares
Ortografia, acentuação, concordância, regência e pontuação;
Apartheid social;
Desmatamento da Mata Atlântica;
Mudanças climáticas;
Reflorestamento no Brasil e a Convenção sobre a Diversidade Biológica;
Poluição do Rio Jequitinhonha;
A produção exagerada do lixo.
IV – Metodologia
O trabalho foi feito por de oficinas realizadas em dias seguidos,
utilizando as seguintes sequências didáticas:
ð Selecionar para
a aula, um artigo de jornal, revista, textos da internet e vídeos com notícias
sobre o meio ambiente;
ð Os alunos
sentavam-se em duplas, de maneira que a troca entre os pares acontecesse de
forma contínua;
ð Fazia uma
introdução, pergunta ou comentário sobre o assunto escrito no artigo para
despertar o interesse pela leitura da matéria;
ð Os alunos
escutavam a primeira leitura da notícia e em seguida um aluno era escolhido
para fazer a segunda leitura, depois discutíamos sobre o artigo lido.
Solicitava que se expressassem dizendo o que entenderam. Quando havia
divergências em relação à compreensão, não os corrigia, deixava que o outro
aluno completasse ou corrigisse a fala do outro. Caso isso não acontecesse,
relia o trecho com duvidas e interferia apresentando questões que o levassem a
compreensão;
ð Suas
declarações eram registradas em cartazes e ficavam expostos na classe durante
toda a atividade, afim que desenvolvessem o hábito de organizar o conhecimento,
para auxiliá-los no momento da construção do texto e também para que os textos
produzidos tivessem ideias de todos os alunos;
ð O passo
seguinte era propor que individualmente escrevessem, podendo recorrer ao
painel, um texto, apresentando sugestões e impressões do texto analisado
anteriormente. A dupla recebia um papel contendo o xérox do tema, do artigo
tendo gravuras, fotos, sem o conteúdo escrito. Os textos produzidos não poderia
ser cópia do painel;
ð No dia seguinte
os alunos eram lembrados do artigo trabalhado no dia anterior e em seguida era
entregue os textos produzidos e comentava os Ministérios da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia Educacional
Proinfo Integrado
Curso: Tecnologias na Educação. Ensinando e aprendendo com a TIC.
Projeto de Pesquisa e Aprendizagem
Cursista: Nivane Aparecida Torres Vieira
Olhos d' Água - MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário