Curso: Introdução a Educação Digital – 100horas.
Unidade II
Tema: Reciclar e brincar é só começar.
Escola: CMEI Maria do Socorro Bôas
Formadores: Jenúzia
Público Alvo: Crianças de 01 a 03 anos
Equipe: Joel Gonçalves Siqueira
Maria Alice da Silva Almeida
Maria Sirley Silva Dias
Maria Sivone Alves Silva
Marisa Simão de Souza
Marley Renata Vieira Avelar
Karla Christiane Silva Caíres
Nivane Aparecida Tôrres
Sumário
I -
Apresentação do projeto
II -
Apresentação
III - Justificativa
IV - Objetivo
Geral
V - Objetivos
Específicos
VI -
Metodologias
VII -
Recursos pedagógicos, físicos e humanos
VIII -
Estratégias
IX -
Culminância
X -
Cronograma
XI -
Avaliação
APRESENTAÇÃO DO
PROJETO
Meses: Novembro - Dezembro de 2012
Tema: “Reciclar e brincar é só começar ”
Público alvo: Alunos do CMEI Maria do Socorro Bôas
Duração: Aproximadamente 01 mês
Professores: Todos os professores
e demais funcionários.
Apresentação
A Educação Ambiental, como componente essencial no processo de formação
e educação permanente, com uma abordagem direcionada para a resolução de
problemas, contribui para o envolvimento ativo do público, torna o sistema
educativo mais relevante e mais realista e estabelece uma maior
interdependência entre estes sistemas e o ambiente natural e social, com o
objetivo de um crescente bem estar das comunidades humanas.
Se existe inúmeros problemas que dizem respeito ao ambiente, isto se
devem em parte ao fato das pessoas não serem sensibilizadas para a compreensão
do frágil equilíbrio da biosfera e dos problemas da gestão dos recursos
naturais. Elas não estão e não foram preparadas para delimitar e resolver de um
modo eficaz os problemas concretos do seu ambiente imediato, isto porque, a
educação para o ambiente como abordagem didática ou pedagógica, apenas aparece
nos anos 80. A partir desta data os alunos têm a possibilidade de tomarem
consciência das situações que acarretam problemas no seu ambiente próximo ou
para a biosfera em geral, refletindo sobre as suas causas e determinarem os
meios ou as ações apropriadas na tentativa de resolvê-los.
As finalidades desta educação para o ambiente foram determinadas pela
UNESCO, logo após a Conferência de Belgrado (1975) e são as seguintes:
"Formar uma população mundial consciente e preocupada com o
ambiente e com os problemas com ele relacionados, uma população que tenha
conhecimento, competências, estado de espírito, motivações e sentido de
empenhamento que lhe permitam trabalhar individualmente e coletivamente para
resolver os problemas atuais, e para impedir que eles se repitam”.
Justificativa:
A sociedade na qual vivemos vem sofrendo grandes transformações que tem
afetado de forma negativa a vida dos seres humanos. Grande parte dessas
transformações diz respeito aos prejuízos e agressões sofridas diariamente ao
meio ambiente, que se convertem em problemas que prejudicam a qualidade de vida
e põem em risco a própria existência da humanidade.
A criação deste projeto visa conscientizar os alunos para a necessidade
de preservação do meio ambiente, integrado à comunidade escolar: pais, alunos e
profissionais de educação, na busca do desenvolvimento sustentável ambiental e
conscientizar os alunos que é necessário preservar o nosso meio ambiente e
manter uma melhor organização do ambiente escolar.
Ao programar este projeto de educação para o meio ambiente, estaremos
facilitando aos alunos e à população uma compreensão fundamental dos problemas
existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu
papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. Desenvolveremos assim,
as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira
as suas atitudes diárias e as suas conseqüências no meio ambiente em que vivem.
Como o aluno irá aprender a propósito do ambiente, os conteúdos
programáticos lecionados, tornar-se-ão uma das formas de tomada de consciência,
tornando-se, mais agradáveis e de maior interesse para o aluno.
Com a confecção de objetos reciclados que serão expostos em uma
exposição no ambiente da escola pretendemos chamar a atenção da comunidade para
a importância da reciclagem do lixo e do crescimento de forma sustentavel .
Objetivo geral:
Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos da Educação
Infantil de maneira lúdica acerca dos temas que envolvam meio ambiente e
cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o
desenvolvimento sustentável, observando que todos somos responsáveis pela
limpeza da escola e da cidade, reconhecendo a importância da reciclagem e da
coleta seletiva do lixo, aprendendo a fazer a coleta seletiva do lixo para que
esse se transforme em outras coisas, possibilitando a conscientização das consequências
oriundas da não preservação do meio ambiente.
Objetivos específicos:
Português
· Interpretação oral de desenho sobre cuidados com o lixo e reciclagem;
· Participar de variadas situações de comunicação oral;
· Interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da
linguagem oral, contando suas vivencias;
· Sensibilizar de forma lúdica o uso sustentável dos recursos naturais
através de suas próprias ações;
· Despertar nas crianças valores e
ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as
gerações futuras.
Matemática:
· Sequenciar fatos;
· Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu
cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc;
· Estudo das cores para separação dos produtos recicláveis( azul- papel,
verde – vidro, vermelho – plástico, amarelo – metais);
· Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de
forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança
possa descobrir as características e propriedades principais e suas
possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc;
· Reconhecer cores e formas;
· Contagem da quantidade de tipos de materiais recicláveis( 05 com os
alimentos que podem virar adubo orgânico)
· Classificação dos materiais
recicláveis.
Historia e Geografia
· Descobrir como é feita a coleta de lixo na cidade;
· Visita ao lixão da cidade para descobrir onde e como é armazenado;
· Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a
sala de aula;
· Explorar o meio ambiente para que possa se relacionar com outras
crianças;
· Estabelecer contato com objetos diversos, manifestando curiosidade e
interesse;
· Estabelecer relações entre fenômenos da natureza;
Ciências
· Aprimorar os cinco sentidos através de atividades com materiais
concretos e lúdicos;
· Desenvolver progressivamente habito de higiene pessoal (escovar os
dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto) e social (quanto a jogar o
lixo no lixo e preservar o ambiente);
· Conhecer as doenças que o lixo pode trazer;
· Conscientizar a respeita da
importância da higiene do meio escolar.
Artes
· Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens;
· Fazer uso dos pincéis do tipo grosso de maneira adequada;
· Manipular materiais diversos para colagens;
· Iniciar recortes livres com tesoura;
· Ampliar o reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes
objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e
possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de
expressão artística;
· Transformar lixo em brinquedos(oficina de reciclagem);
· Exposição dos trabalhos.
Metodologias:
· Aula expositiva dialogada;
· Atividades orais e escritas;
· Brincadeiras e jogos (quebra cabeça, jogo da memoria, domino e bingo);
· Música e dança;
· Visita ao lixão municipal;
· Música;
· Interpretação de desenhos;
· Filme;
· Pintura, dobradura e recortes;
· Confecção de livros coletivos e painéis;
· Parlendas, contos, adivinhas, trava línguas, poemas;
· Apresentação artística;
· Exposição.
· Material disponibilizado pela Cemig;
Recursos pedagógicos, físicos e
humanos:
· Garrafas peti;
· Caixas de leite;
· Embalagens diversas;
· Cola;
· Tesoura;
· Tintas diversas cores;
· Canudinhos de refrigerantes;
· Papel colorido;
· Eva diversas cores;
· Tnt diversas cores;
· Caixas de papelão;
· Durex colorido;
· Brilho cola;
· Cola colorida;
· Cordão;
· Palitos de churrasco e picolé;
· Lápis de cor, giz de cera;
· Tv ,dvd, cds de filme e música;
· Professores, alunos e toda comunidade escolar.
Estratégias:
· As atividades serão desenvolvidas de maneira lúdica, através de conversa
informal, atividades práticas, música e filmes adequados á idade das crianças.
Durante a realização das mesmas, deverá ser observado as hipóteses levantadas
pelos alunos, bem como as dúvidas para as intervenções necessárias.
· A culminância deste projeto
consistira em um momento de exposição dos trabalhos realizados pelos alunos e professores de forma interdisciplinar.
Culminância
· Exposição dos trabalhos realizados com
os alunos;
· Apresentação de um teatro ou
dramatização
· Palestra.
Cronograma
Ação
|
Novembro
|
Dezembro
|
Avaliação
Será feita observando a participação, envolvimento e interesse dos
alunos pelo projeto proposto e se os recursos didáticos utilizados desperta
curiosidade e desenvolvimento da linguagem oral e criativa de todos os
participantes do processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário