Relatório do projeto – Proinfo – 100hs
Tema:
Reciclar e Brincar é só Começar
O trabalho com projeto consiste em uma ferramenta
importante para desenvolver a aprendizagem de nossos alunos, uma vez que
através deste podemos trabalhar temas necessários a realidade e ao contexto
pedagógico dos alunos e da escola de forma interdisciplinar e dinâmica.
Dessa forma o
projeto por nos desenvolvido: Reciclar e brincar são só começar surgiu da necessidade
de despertar nas crianças do CMEI Maria do socorro Bôas o interesse de cuidar
do meio ambiente da escola, de suas casas, contribuindo para a formação de uma consciência
ambiental futura para que estes possam ajudar a cuidar do planeta onde vivem.
O tema “Reciclar e brincar é só começar” foi escolhido
por que através da reciclagem podemos diminuir a quantidade de lixo do planeta
e transformar aquilo que seria jogado fora em arte, brinquedos e umas
infinidades de coisas que podem servir como lazer e fonte até mesmo de renda.
O projeto teve
inicio com a exposição de um vídeo aos alunos que falava sobre o meio ambiente
e reciclagem, depois os alunos demonstram através de desenhos o que aprenderam
como vídeo.
Nas aulas
seguintes foram desenvolvidas atividades relacionadas ao tema estudado, como
identificar as cores usadas para separar os diferentes tipos de lixo para reciclagem.
As atividades foram desenvolvidas de maneira lúdica, através de conversa
informal, atividades práticas, música e filmes adequados á idade das crianças.
Durante a realização das mesmas, foi observado as hipóteses levantadas pelos
alunos, bem como as dúvidas para as intervenções necessárias.
A culminância deste projeto consistiu
em um momento de exposição dos trabalhos realizados pelos alunos e professores de forma interdisciplinar.
Foi
utilizado também músicas sobre os temas, histórias, confecção de brinquedos de
materiais recicláveis como: caixas se ovos,CDS velhos ,garrafas peti e outros.
As crianças
além de criarem seus próprios brinquedos, se divertiram muito nessa atividade
brincando com os brinquedos. Houve também palestras para os professores e pais,
sobre economia de energia e exposição dos trabalhos e brinquedos construídos
pelos alunos.
A avaliação foi
realizada através da observação, participação, envolvimento e interesse dos
alunos pelo projeto proposto e se os recursos didáticos utilizados despertaram
a curiosidade e desenvolvimento da linguagem oral e criativa de todos os
participantes do processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário