domingo, 25 de novembro de 2012

Conceituando Hipertexto


Conceituando Hipertexto
Hipertexto é a forma de produção na internet, podendo ter diversas formas para apresentar conhecimentos, bem como compreender o que estudamos e como apresentar o que compreendemos.
O hipertexto dá uma dimensão maior ao texto, podendo ao mesmo tempo em que lê, acrescentar conhecimentos sobre o texto original em que se está lendo, sendo um tipo de texto que contem hiperlinks que nos levam a outros textos ou outras páginas.
Assim o hipertexto nada mais é do que janelas associadas a uma série de imformações, contidas em um texto que nos permite modifica-lo no todo ou em partes interconectando diversas informações, uma vez que hipertexto também é uma literatura diferente em que o computador transcende os limites da tradicional forma escrita de textos.

Navegação á deriva


Navegação á deriva
Navegar na internet não é tão simples quanto parece, pois se o navegante não estiver com todos os equipamentos de bordo (conhecimento, habilidade em manusear o programa, definir o que realmente quer pesquisar), a viagem poderá se tornar um desastre e os passageiros ficarão à deriva. O mar da internet apresenta milhões de ondas (informações) que o navegante precisa definir um rumo para não se perder não cair em tempestades imprevistas. Na minha navegação percorri alguns caminhos diferentes todos com muitos obstáculos (muitas informações que não me interessava), é exatamente isso que ocorre se delimitarmos a pesquisa poderemos passar um dia navegando sem rumo. Apareceram muitas diferenças quanto aos conteúdos encontrados, uns considerados importantes outros inúteis, claro no meu ponto de vista. Percebi que na internet há uma infinidade de conteúdos das mais variadas áreas que podem atender a interesses diversos de acordo com o objetivo. A meu ver o ganho de navegar à deriva são as inquietações que nos leva a buscar as respostas e encontrar um porto seguro. Às vezes são as incertezas que nos impulsiona para a busca do conhecimento, e como diz o jargão popular: depois da tempestade vem a bonança!

Quem sou eu como professor e aprendiz?



Quem sou eu como professor e aprendiz?
Quem sou eu como professor e aprendiz? O mundo atual está focado na busca por informações e a cada momento surgem novidades de diversas formas. Como docente, observo que é necessário buscar novos conhecimentos, novas possibilidades, a fim de interagir melhor os alunos nessa gama de informação. Procuro, na medida do possível, estar me atualizando, para que eu possa dar minha contribuição enquanto facilitador do processo permanente de aprendizagem. Necessitamos estar o tempo todo interagindo com o mundo que nos cerca e não devemos de maneira nenhuma desconsiderar as opiniões e pensamentos dos alunos, pois estes também são um auxílio para decidirmos qual caminho iremos trilhar nesse processo de ensino e aprendizagem. Enfim segundo Augusto Cury: “... Educar é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que passamos para transformar o que somos”.

Projeto: Os saberes em energia elétrica: educar-se para economizar.


1 - Título do Projeto:
 Os saberes em Energia Elétrica: educar-se para economizar.
Questão norteadora:
 Como aprender a economizar e evitar desperdícios com a energia elétrica no ambiente escolar e nas residências.

2 - Justificativa:
 A importância do projeto se dá pelo fato do grande desperdício de energia elétrica que acontece geralmente no ambiente escolar e nas residências. Os alunos realizarão atividades para entender quais os aparelhos que gastam mais energia elétrica e aprenderão formas de evitar o desperdício de energia, contribuindo, com isso, para uma maior economia de energia elétrica. Inicialmente, a conscientização acontecerá na escola e, posteriormente, nas residências de alunos, professores e funcionários. Isso beneficiará o ambiente escolar, em primeiro lugar, e se estenderá principalmente para as residências dos alunos, conscientizando os pais e familiares a economizarem energia, melhorando os gastos com a conta mensal de energia. Isso também poderá contribuir, indiretamente, para
diminuir os impactos do desperdício de energia para o meio ambiente.
O projeto ajudará a todos da comunidade escolar, também no sentido de que todos trabalharão em um ambiente escolar mais bem cuidado, com aparelhos elétricos mais bem preservados e em melhor estado de funcionamento.
O projeto poderá contribuir para modificar os hábitos de trabalho na escola, de forma a reduzir o desperdício de energia, reduzindo os valores da contas de energia e contribuindo para melhora de funcionamento dos aparelhos elétricos.
3 - Objetivo geral:
Conscientizar alunos, professores e funcionários para a economia de energia elétrica, começando pelo ambiente escolar e, posteriormente, estendendo-se para as suas residências, a fim de diminuir os gastos com energia elétrica,manter a boa conservação de aparelhos elétricos através do bom uso e economia dos mesmos, e diminuir impactos no meio ambiente.

4 - Objetivos específicos:
 Conhecer os níveis de consumo de energia elétrica referente a vários tipos de aparelhos elétricos.
Listar quais são os aparelhos que apresentam os maiores e os menores gastos de energia elétrica.
Aprender a fazer a leitura do medidor de energia elétrica.
Interpretar os gráficos de consumo de energia elétrica presentes na conta mensal de energia.
  Aprender maneiras de evitar os desperdícios de energia elétrica no ambiente escolar e nas residências.
Compreender como o desperdício de energia elétrica interfere causando danos ao meio ambiente.
5 - Metodologia:
O projeto tem início com a delimitação de um tema relevante para o ambiente escolar e para a vida dos alunos, principalmente os alunos que serão “atores sociais” de todo o processo: aqueles matriculados do 1° ao 5° ano do EnsinoFundamental, do turno da manhã. Logo em seguida, a levantação de “hipoteses”, ou seja, uma tempestade de
idéias com os alunos, referente ao consumo de energia elétrica, para se ter conhecimento do que eles já sabem e o que eles desejam saber sobre o assunto. O projeto acontecerá com a participação efetiva de professores da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, auxiliados por professores do Centro de informática, todos orientando, capacitando e incentivando as atividades e pesquisas dos alunos envolvidos no projeto. O projeto integrará atividades realizadas por professores e alunos, envolvendo também os funcionários da Escola e os pais dos alunos.
6 - Avaliação:
Serão realizadas reuniões de acompanhamento do andamento das atividades.
Serão realizados relatórios de acompanhamento das atividades, produzidos pelos alunos, detalhando todos os procedimentos realizados em tais atividades.
Os efeitos do projeto serão medidos, na prática, através da comparação entre os gráficos de gasto das contas de energia analisados durante a execução do projeto e os gráficos posteriores no término do projeto, para verificação e possíveis resultados positivos no que diz respeito à diminuição do consumo de energia elétrica.
Os efeitos também poderão ser medidos através da observação dos hábitos de preservação da energia elétrica, por parte de toda a comunidade escolar, no tocante ao controle, ou não, de aparelhos e lâmpadas que devem ser desligados após o uso.
Os efeitos poderão ainda ser medidos através do estado de funcionamento de: lâmpadas, ventiladores,ar-condicionados, computadores, impressoras, etc.
7- Conteúdos, atividades e recursos do projeto:
 1.Definição das equipes de alunos e professores, em sala de aula, que irão desenvolver cada atividade do projeto.
2. Pesquisas sobre os níveis de consumo de energia elétrica dos vários tipos de aparelhos elétricos do cotidiano, comparando os aparelhos que apresentam os maiores e os menores gastos de energia elétrica e fazendo uma listagem desses aparelhos, auxiliadas por um professor orientador. As pesquisas poderão ser realizadas no Laboratório de Informática da Escola, em sites da internet, orientadas por um professor da área e supervisionada pelo professor no Laboratório.
3. Realização de aulas com a utilização do laptop educacional do Projeto UCA para serem realizadas as atividades de pesquisas na internet.
4. Leitura do medidor de energia elétrica na Escola, com o auxílio de um professor orientador, e leituras individuais ou em duplas nas residências dos alunos envolvidos no projeto, com posterior relatório das análises.
5. Interpretação de gráficos de consumo de energia elétrica presentes na conta mensal de energia, através da construção dos mesmos l, em sala de aula, com a orientação do professor.
6. Pesquisas sobre as formas básicas e possíveis formas inovadoras de controlar os gastos com energia elétrica no ambiente escolar e nas residências,utilizando livros e cartilhas informativas e no Laboratório de Informática (utilizando a internet).
7. Reuniões semanais, em sala de aula, reservado um tempo determinado, para acompanhamento das atividades de pesquisas.
8. Realização de seminários em sala de aula ou na sala de vídeo, para apresentação das atividades realizadas e resultados das pesquisas desenvolvidas, para troca de informações e debates. Será reservado um tempo de 25 minutos para cada equipe, sendo apresentações de duas equipes por aula de 50 minutos.
9. Apresentação de vídeos educativos sobre os danos causados ao meio ambiente devido ao desperdício de energia elétrica, na sala de vídeo, para a escolha do melhor vídeo para apresentação na culminância do projeto.
10.Criação de um panfleto explicativo com as informações importantes e pertinentes para evitar desperdícios de energia elétrica, para serem distribuídas cópias para a comunidade.
11. Distribuição dos panfletos nas residências do entorno da Escola.
12. Postagem das pesquisas, curiosidades, resultados e fotos das atividades realizadas durante o projeto nos blogs dos professores participantes do projeto.
13. Culminância do projeto com a junção das apresentações de todas as equipes numa palestra geral no pátio da escola, com os professores e alunos envolvidos no projeto, utilizando os recursos de notebookdatashow, microfones e caixas de som, para apresentação dos resultados do projeto, apresentação de vídeo educativo, e para a conscientização da comunidade escolar, envolvendo professores, alunos, pais e funcionários da escola.
Equipe:  Nivane Aparecida Tôrres Vieira.
              Delvânia Filogônio Dias.






Conceituando Hipertexto



Cursista: Nivane A. Tôrres Vieira
Escola: Escolas Municipais do Campo
Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC’S.
HIPERTEXTO
Nesta unidade aprendemos que o hipertexto refere-se a textos que podem ser lidos em muitas ordens diferentes. São muitos os caminhos de leitura possíveis ao navegar por um hipertexto, navegar em hipertextos implica uma nova competência a ser construída; que existem novas coisas a ser aprendido, o que impõe, também, à escola, coisas novas a serem feitas e compreendidas. O hipertexto é o texto que remete a outro texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de hiperlinks ou simplesmente links. 

Pensando sobre as possíveis mudanças


Cursista: Nivane A. Tôrres Vieira
Escola: Escolas Municipais do Campo
Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC’S.
Pensando sobre as possíveis mudanças.
O professor de sala de aula precisa aprender constantemente, aprimora-se sempre. Faz-se necessário investir em curso intensivo, especialização, até mesmo voltar para a universidade, para uma reconstrução de conhecimentos para serem aplicados no cotidiano escolar, ou seja, que nossos alunos sejam beneficiados destes novos conhecimentos tecnológicos. 
Para a família dos alunos é importantíssimo que os alunos possam usar o computador na escola, pois seus filhos serão os futuros membros da Sociedade do Século XXI e que possam ter conhecimento desta nova tecnologia. Entende-se que o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem a chance de construir o seu próprio conhecimento.
Um novo paradigma que promove a aprendizagem ao invés do ensino, que coloca o controle do processo de aprendizagem nas mãos do aprendiz, e que auxilia o professor a entender que a educação não é somente a transferência de conhecimento, mas do seu próprio engajamento intelectual no cotidiano escolar.

O objetivo da introdução do computador na educação não deve ser o modismo e sim estar atualizado com relação às inovações tecnológicas, ou seja, a serviço do professor e do aluno. Portanto, o computador na escola do século XXI deve ser utilizado como um catalisador de uma mudança do paradigma educacional.
Sabe-se, que o aluno deste novo século necessita interagir com o mundo, e isso acontece através da internet. Esse recurso permite uma forma de aprendizado diferente e muito mais atraente para nossos educandos. É preciso que se fale na escola uma linguagem que tenha significado na vida do aluno. Pedro Demo coloca que temos que restaurar a escola para ela se situar no século XXI, um texto por si só não tem atrativo, ele deverá conter som, imagem, animação, ficando atrativo para que os alunos sintam vontade de ler, olhar e trabalhar durante as aulas, pois o estudante gosta de desafios. 
Conclui-se que não há como substituir o professor. Ele é tecnologia das tecnologias, e deve se portar como tal, afirma Pedro Demo. É importante dizer, que os recursos tecnológicos se constituem uma significativa ferramenta para que os professores e alunos possam interagir na prática educativa. O uso de blogs oportuniza uma interação muito rica entre professor e aluno. Os educadores que aprendem a usar recursos tecnológicos não conseguem abandoná-los mais, porque percebe a facilidade e a eficácia que os mesmos proporcionam. Portanto, cabe ao professor, buscar novos aprendizados, ter iniciativa e ser criativo. Diante desta realidade, o sistema educacional deve cuidar do professor de cada escola, apoia-lo em suas buscas, e dar condições de participação efetiva e concreta na formação continuada permanente. A escola precisa ser viva, alegre e prazerosa no tocante ao aprendizado de todos os alunos da rede educacional.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Vídeo: Consumo Consciente:Pequenas atitudes, grandes realizações!

A consciência ambiental e a conservação da natureza devem ser exercitadas não só pela sociedade mas também por cada um de nós em nosso cotidiano.
Ao fazer nossa parte em casa, no trabalho e mobilizando as pessoas que nos são próximas, estamos colaborando para um planeta mais saudável.http://www.youtube.com/watch?v=lyPSIYuCLH4