quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
Atividade 2.6- Planejando uma atividade com hipertexto
Atividade 2.6- Planejando uma atividade com hipertexto
Cursista: Nivane Aparecida Tôrres Vieira
Tema: Conhecendo Ziraldo pela internet
Objetivos:
• Despertar o prazer pela leitura.
• Conhecer a biografia do escritor.
• Pesquisar sobre algumas obras do autor.
• Utilizar a internet como fonte de pesquisa.
• Reconhecer o hipertexto como fonte de pesquisa que lhe oferece vários caminhos.
Justificativa:
Levar o aluno a conhecer a vida e obra do escritor Brasileiro, utilizando hipertexto acessando a internet.
Desenvolvimento:
O trabalho será realizado em duplas, que deverão acessar e navegar nos sites indicados. (www.ziraldo.com, www.ziraldo.com.br).
Deixar por algum tempo os alunos navegar livremente.
A pesquisa sobre o autor será dividida em: biografia, obras, cartuns, cartazes e logomarcas, onde cada dupla pesquisará uma parte fazendo as anotações necessárias.
Após a pesquisa os alunos deverão acessar a página do Livro Menino Maluquinho on-line e ler. Observando as diferenças da apresentação do livro com a da Internet.
No espaço Papo furado deixar um recado para o autor.
Em sala de aula a professora deverá confeccionar um texto coletivo com as informações coletadas pelos alunos na pesquisa on-line.
Indagar dos alunos como foi à experiência de uma nova fonte de pesquisa.
Os hipertextos ajudaram a compreender melhor o texto?
Recursos:
Livros
Internet
História em quadrinhos.
Avaliação:
A avaliação será feita durante toda a realização da atividade, acompanhando o desempenho individual e coletivo dos alunos, identificando o envolvimento, a cooperação, o interesse, o desenvolvimento de habilidades. Avaliar também a criatividade e ampliação do conhecimento dos alunos nas produções textuais.
Atividade 4.3- Reflexão do texto de Silvio Pereira Costa- Mídia educação no contexto escolar.
Atividade 4.3 - Reflexão texto Silvio Pereira Costa - Mídia educação no contexto escolar.
Cursista: Nivane A. Tôrres Vieira
O texto de Silvio Pereira da Costa nos fala de uma realidade vivida por nós professores dentro das escolas, a grandiosidade da mídia é estrondosa, a escola deve refletir seu papel diante desse universo informatizado, mas, ainda podemos ver escolas com poucos recursos, profissionais que ainda não se capacitaram ou que não tiveram essa oportunidade, dessa forma fica muito mais difícil nos apropriar dessa ferramenta dentro de nossa pratica pedagógica e dar condições aos nossos alunos de um conhecimento dentro do mundo digital, apesar de que, como vimos na matéria muitos alunos chegam a dominar mais a máquina do que muitos professores, mas isso não quer dizer que esses alunos já estão prontos pro mundo digital, ainda falta muito aprendizado para eles, ou seja, o que falta é como explorar esses recursos de forma correta. A experiência que se tem quando trabalhamos como mídia é muito interessante, eles demonstram muito interesse sobre a máquina, e suas descobertas são feitas através de informações que eles já possuem o professor somente vai conduzindo onde e como realizar as pesquisas.
Pode-se ver pela pesquisa que alguns trabalhos já estão sendo realizados, mas que também encontram alguns obstáculos que desestimulam alguns professores e também alguns alunos, o fato é que todos nós temos que lutar por uma mesma causa, bater na mesma tecla.
É muito interessante uma parte da leitura quando BUCKINGHAM, 2003, P.4, diz que “hoje, a alfabetização/letramento nas mídias é tão importante para os jovens como as formas mais tradicionais de alfabetização e letramento em relação aos textos impressos”. Com isso percebemos que precisamos alfabetizar nossos alunos também no mundo digital, é uma necessidade que o próprio mercado de trabalho pede, e não podemos deixar passar despercebido.
No texto o autor também diz que “ao interferir nos modos de perceber o mundo, de se expressar sobre ele e de transformá-lo, estas técnicas modificam o próprio ser humano”, então, são muito importantes termos conhecimentos e usar as mídias e seus complementos, mas não podemos deixar morrer o lado humano da convivência, pois ele é o eixo central para uma educação digna em reflexão da cultura, a moral e a ética dentro de uma sociedade.
Atividade 4.2- Produtos e objetos do Portal do Professor.
Atividade 4.2- Produtos e objetos do Portal do Professor.
Cursista: Nivane Aparecida Tôrres Vieira
No link abaixo contém várias opções de jogos para o ensino fundamental, ideias criativas que ajudará aos professores no seu planejamento. Auxiliando os seus alunos no raciocínio lógico matemático.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=36320
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
domingo, 25 de novembro de 2012
Atividade 4.1: Conhecendo objetos em multimídia; em grupo; presencial; instrumental; conceitual.
Atividade
4.1 Conhecendo objetos em multimídia; em grupo; presencial; instrumental;
conceitual.
São muitos os benefícios que a multimídia traz
diariamente para o aluno. Através dos vídeos e atividades apresentadas sentem
mais interesse em participar e praticar o que aprendem. O primeiro vídeo
nos mostra um projeto artístico produzido a partir do uso recursos do
computador que envolveu imagens diferenciadas, música, cores e movimentos
formando uma proposta interativa de imagem e som. O segundo vídeo numa linguagem
mais lúdica, nos surpreende com a criatividade de seu produtor que consegue,
usando os mais diferentes objetos, reproduzir música através da conexão de
sons. O último vídeo, não encontrou ao assisti-lo uso de tecnologia,
mas nos admiramos ao perceber que o planejamento da sua execução foi realizado
através de recursos tecnológicos. Ao
assistir esses vídeos me diverti e aprendi a identificar o uso de várias
mídias e também como é possível levar para a sala de aula todas essas
experiências.
A variedade de produções analisadas esta atividade
nos leva a refletir sobre a necessidade de conhecermos melhor os recursos
tecnológicos que temos disponíveis para utilizá-los estimulando nossos alunos a
criarem através das TIC, não só materiais escritos, mas representações em
diversas linguagens.
A proposta de criação de um projeto de trabalho
para essas produções passa a ser uma vivência que possibilita aprendizagens
importantes como: a cooperação, trabalho em grupo, desenvolvimento de
autonomia, planejamento, ampliação dos conhecimentos cognitivos e sociais. Por
essas possibilidades de aprendizagens, atividades como estas devem ser
vivenciadas na escola.
Atividade 4.2: Navegando por vídeos e outras mídias
Atividade 4.2: Navegando
por vídeos e outra mídias.
Na atividade “navegando por vídeos e
outra mídias” foi possível acessar
Vários links interessantes. Selecionei
alguns que podem enriquecer a
Minha prática pedagógica, os quais
alguns encontram-se abaixo:
Pode-se
acessar sites, vídeos, softwares e arquivos de áudio sobre o Natal.
Pode-se trabalhar com o nível infantil e fundamental.
http://www.ixl.com
O site oferece umas grandes
variedades de jogos matemáticos organizados por categoria e de acordo com o
nível dos alunos, tornando a prática da matemática divertida, desafiadoras e
estimulantes.
Apresenta resumo da
história e vídeo sobre a Proclamação da República. Dá para trabalhar com o
5º ano.
Os conteúdos estão
organizados de acordo com os níveis de ensino, desde a Educação Infantil até a
Educação de jovens e adultos.
Achei muito interessante os
Recursos Educacionais do Portal do Professor. Há grande quantidade e variedade
de recursos. Dentre os quais mais gostei foi o recurso de áudio. Ele é
interessante pela possibilidade que nos dá de ouvir e imaginar o que está acontecendo.
É mais empolgante usar a imaginação para
aprender.
Navegar pelo Portal do
Professor, passou a ser uma prática por mim adotada. Percebi que navegar no portal
é sempre uma oportunidade de conhecer outras realidades e estar informada do
que anda acontecendo fora do meu “espaço”.
Acredito que faz parte do
processo de aquisição de conhecimentos diários que busco enquanto pesquisadora.
E estudante dos assuntos pertinentes à educação.
Currículo, projeto e tecnologias
Cursista: Nivane A. Tôrres Vieira
Escola:
Escolas Municipais do Campo
Curso:
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC’S.
UNIDADE
3 – CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAAtividade 3.1 - Contextualizando a Mudança: da Teoria à Prática
Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
Ser professor, na atualidade, é mais complexo do que foi no passado. Hoje, nós professores temos, não somente, que lidar com o conhecimento elaborado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social.
Avançamos muito historicamente, pois todas as crianças vão para a escola, de todos os grupos sociais e etnias. Cabe a nós conhecermos melhor este universo para melhor atuar nele. Para isso recorremos aos recursos tecnológicos (livros digitais, CDs, DVDs, jogos educativos online dos diversos componentes curriculares e Temas Transversais etc) atividades lúdicas, jogos educativos etc, em sala de aula e estratégias como diálogo para conquistar, convencer, motivar a usar mídias não só para lazer, mas essencialmente na facilitação da aprendizagem, o uso do computador e internet têm uma grande influência para despertar o interesse, em virtude da infinidade de informação que dispõe por meio de links que o aluno pode navegar espontaneamente a partir da direção que o Regente indica, além da participação ativa do aluno nas atividades desenvolvidas, reforço escolar para os que estão com maior déficit de aprendizagem.
A escola está em todos os recantos com seus professores criando oportunidades (umas mais e outras menos) para melhorar e desempenho escolar dos alunos. Entretanto, quem pode contribuir muito para o sucesso destes nossos esforços são os pais se garantirem a permanência e frequência dos filhos na escola no turno e contra turno, e na colaboração efetiva em casa para que os filhos estudem. Equívocos, falhas vão existir sempre, pois Segundo Nóvoa (Salto para o Futuro) “Há hoje um excesso de missões dos professores, pede-se demais aos professores, pede-se demais as escolas”. (…) as escolas valem o que vale a sociedade. Não podemos imaginar escolas extraordinárias, espantosas, onde tudo funciona bem numa sociedade onde nada funciona.
Entrevista disponível em: http://tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo
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